segunda-feira, 11 de maio de 2015

Atividades destinadas ao 8º ano da Escola "José Medeiros" - São Brás/AL



Aquarela
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu
Vai voando, contornando a imensa curva norte-sul
Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela branco navegando
É tanto céu e mar num beijo azul
Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo, com suas luzes a piscar
Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo
E se a gente quiser ele vai pousar
Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo
Um menino caminha e caminhando chega no muro
E ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar
Não tem tempo nem piedade nem tem hora de chegar
Sem pedir licença muda nossa vida
Depois convida a rir ou chorar
Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar
Vamos todos numa linda passarela
De uma aquarela que um dia enfim
Descolorirá
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
Que descolorirá
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Que descolorirá
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo
Que descolorirá
Composição: Toquinho / Vinícius de Moraes

Atividades sobre o texto:
Vocabulário

1.Retire do texto uma palavra que tenha o significado proposto em cada ítem:
a) Pena do sofrimento dos outros; dó,compaixão.
b)Veículo destinado a viagens interplanetárias; nave espacial.
c)Ponte para pedestres, em geral estreita, construída sobre ruas ou estradas.
d)Massa com pigmentos de diversas cores, que se deve dissolver em água para reduzí-la a tinta.
e)Ficar sem cor.

2.Dê um sinônimo para as palavras em destaque:
a) “Nessa estrada não nos cabe
b)”Sem pedir licença muda nossa vida”
c)”Um menino caminha e caminhando chega num muro”
d)”Que tentamos pilotar

Vamos Entender o Texto
1.Com base no texto, responda às questões:
a) O que o poeta pode desenhar numa folha qualquer?
b) Com cinco ou seis retas, o que ele pode fazer?
c) Com um risco em torno da mão, o que o poeta consegue?
d)  O que ele faz com dois riscos?
e) Com um pinguinho de tinta, o que o poeta imagina?
2. O que permite às coisas do grupo A se transformarem nas coisas do grupo B?
Grupo A                                                                        Grupo B

cinco ou seis retas                                                         castelo
riscos de lápis em torno da mão                                  luva
dois riscos                                                                      guarda-chuva
pinguinho de tinta                                                         linda gaivota
Resposta:_________________________

3.A imaginação comanda, em nossa mente, os fatos.Que versos dizem isso?

4.Os versos” E o futuro é uma astronave/ que tentamos pilotar” sugerem que:
a) o homem sabe como será o futuro dele.
b)o futuro é incerto, embora o homem procure controla-lo.
5.Relacione:
1) morte                              2) vida                                   3)destino
a)”Sem pedir licença muda nossa vida”
b)”Nessa estrada não nos cabe”
c)”O fim dela ninguém sabe”
d)”Vamos todos numa linda passarela”
e) “De uma aquarela que um dia enfim /Descolorirá”
6.Relacione:
1) Vida – criação                                               Morte – negação
a) “Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo”
b) “Que descolorirá”
c)”E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva”
d) “Que descolorirá”
e) “Que descolorirá”
7. Além de ser um tipo de tinta, aquarela, é também uma técnica de pintura muito sensível, que não permite retoques e, com o tempo, perde a intensidade da cor.
Com base nessa informação e no texto” Aquarela” e a vida?
Estrutura do texto
8. Quantos versos há no poema?
9.Quantas estrofes há no poema?
10. Por que você acha que  as estrofes estão divididas dessa maneira?
11. Leia atentamente cada uma das estrofes do texto e, a seguir, monte um quadro relacionando cada uma delas às principais ideias que contêm. Siga o modelo:

Estrofe
Ideias principais

O desenho de seres e objetos ( sol, castelo, luva, guarda- chuva,
gaivota) com simplicidade e imaginação

Prossiga!
12. sol amarelo – fazer um castelo
Luva – guarda-chuva
Papel- céu
Partida- vida
Segundo – mundo
Esses grupos de palavras que aparecem no final de alguns dos versos do poema têm sons iguais ou semelhantes em sua terminação. São palavras rimadas.
Rima é a igualdade ou semelhança de sons apresentada por palavras, geralmente no final dos versos.
Procure mais grupos de palavras rimadas no poema.
13. Pense em mais palavras que rimam com as que você encontrou no texto.
Exemplo: guarda- chuva: uva, saúva, viúva.


          
                                 POESIA
VERSO – ESTROFE
      O  texto” Aquarela” é uma poesia. Numa poesia, as palavras são distribuídas em linhas. Cada linha de uma poesia recebe o nome de verso. Os versos formam grupos. Cada grupo de versos recebe o nome de estrofe.
E   verso- “Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
S   verso- E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
T  verso- Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
R  verso- E se faço chover com dois riscos tenho um guarda- chuva
O   verso- Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel.
F   verso- Num instante imagino um linda gaivota voar no céu”
E

RIMA
Observe os fonemas finais dos versos da primeira estrofe:
                                     ...amarelo
                                     ... castelo
                                     ...luva
                                     ... guarda-chuva
                                     ... Papel
                                    ...céu
Você percebe que os fonemas finais dos versos são iguais.
A igualdade dos fonemas finais dos versos recebe nome de rimas.

Atividades:
1.Quantos versos há no texto”Aquarela”?
2.Quantas estrofes há no texto”Aquarela”?
3.Destaque as rimas dos versos seguintes:
“ Vai voando contornando
A imensa curva norte sul
Vou com ela viajando
Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela branco navegando
É tanto céu e mar num beijo azul”
4.Encontre palavras que rimem com:
Caracol – fivela – Carolina – trabalha- amor  bandolim.
              


Vinicius de Morais e Touquinho são nomes de grande destaque na música popular brasileira.Nascido a 19 de outubro de 1913 e morto a 9 de julho de 1980, Vinicius foi um dos nossos mais importantes poetas, e com seu parceiro Touquinho escreveu várias canções famosas. ”Aquarela” é a versão de uma canção italiana composta por Guido Morra e Maurizio Fabrizio.Da sua obra poética podemos citar Para viver um grande amor e Ariana, a mulher; com Touquinho, compôs”Tarde em Itapoã”,A tonga da mironga do  kaburetê” e especialmente para crianças, as canções que integram o disco Arca de Noé.                    
                      
                                    
    



quarta-feira, 6 de maio de 2015

ATIVIDADE PARA O 8º ANO DA ESCOLA JOSÉ MEDEIROS EM SÃO BRÁS-AL

 ATIVIDADES SOBRE VERBO
1.O que é  verbo?

2.Dê o infinitivo e a conjugação a que pertencem os verbos a seguir:

Modelo
Viajamos - viajar- 1ª conjugação

a. contornava
b.pedirei
c.sabia
d. pilotei
e. desenhava
f.bebiam

3. Em dupla, escolha um verbo e conjugue em um dos tempos citados abaixo escrevendo em uma cartolina para apresentação em aula.

1- presente do indicativo
2-pretérito imperfeito do indicativo
3-pretérito perfeito do indicativo
4-pretérito mais-que-perfeito  do indicativo
5-futuro do presente
6-futuro do pretérito
7-presente do subjuntivo
8-futuro do subjuntivo
9-formas nominais

Podem repetir o tempo mas não os verbos porém toda a turma não se apegue a um único tempo, é preciso que todos os tempos sejam explorados.

4. Quantas pessoas tem o verbo? Cite-as.
5.Quantos e quais são os modos do verbo? Cite-os.
6. Quantas e quais são as vozes do verbo? Cite-os.
7.Quantas e quais são os tempos do verbo?Cite-os.





-

quinta-feira, 19 de março de 2015

Sementes do Amanhã - Erasmo Carlos









Semente do Amanhã

Gonzaguinha

Ontem um menino que brincava me falou
que hoje é semente do amanhã...
Para não ter medo que este tempo vai passar...
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs...
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar!
Fé na vida Fé no homem, fé no que virá!
nós podemos tudo,
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será




Depende de nós - Turma do Balão Mágico- Para a equipe da poesia dos 8ºs anos A e B da EMEF "Dep. José Medeiros"



Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor
Depende de nós
Que o circo esteja armado
Que o palhaço esteja engraçado
Que o riso esteja no ar
Sem que a gente precise sonhar
Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs
Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá
Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs
Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá
Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor

Terra Planeta Água


 

Planeta Água

Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água


terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Codinome Beija-Flor - Atividade destinada aos alunos do 8º ano da Escola "José Medeiros"

Pra que mentir
Fingir que perdoou
Tentar ficar amigos sem rancor
A emoção acabou
Que coincidência é o amor
A nossa música nunca mais tocou
Pra que usar de tanta educação
Pra destilar terceiras intenções
Desperdiçando o meu mel
Devagarzinho, flor em flor
Entre os meus inimigos, beija-flor
Eu protegi o teu nome por amor
Em um codinome, Beija-flor
Não responda nunca, meu amor
Pra qualquer um na rua, Beija-flor
Que só eu que podia
Dentro da tua orelha fria
Dizer segredos de liquidificador
Você sonhava acordada
Um jeito de não sentir dor
Prendia o choro e aguava o bom do amor
Prendia o choro e aguava o bom do amor
Composição: Cazuza / Ezequiel Neves / Reinaldo Arias · 
 

 
 
 

Codinome: De códi(go) + nome, designação que esconde a identidade de um indivíduo.
 
 Conhecendo o Artista:
Cazuza nasceu em 1958.Foi um dos nossos grandes cantores e compositores.Na década de 1980 foi vocalista da banda de rock Barão Vermelho, que se tornou rapidamente uma das maiores da época.Logo depois partiu para a carreira solo muito bem-sucedida.Em 1989 declarou ser aidético, ato inédito até então no meio artístico.No  dia 06 de julho de 1990 morreu devido a complicações decorrentes da Aids.Alguns de seus grandes sucessor foram: Ideologia e Exagerado.
 
   O texto Codinome Beija-flor é a letra de uma música.Quando lemos a letra de uma canção, a melodia vem imediatamente em nossa memória acompanhando seus versos.Leia-os em voz alta e discuta com seus colegas:qual a sensação de ler uma letra de música e não cantá-la? Soa estranho? Existem letras que aceitam bem uma leitura e outras não?Você conhece poemas que foram musicados? Qual é o resultado?
Depois da discussão,cante uma canção de Cazuza com seus colegas.Vale a pena!

Expressão Escrita:
Muitas vezes gostamos de uma música mais pela melodia do que pela letra. Outras, a letra nos diz tanto que a melodia passa a ser secundária.Há ocasiões, porém, em que letra e música formam um conjunto muito bonito, que acaba se tornando um clássico da música popular.Talvez seja o caso de Codinome Beija-flor,de Cazuza- o tempo dirá.Enquanto isso,vamos examinar a poesia dessa letra.

1.Nos primeiros versos do poema, temos uma informação bastante clara: 
"Pra que mentir
Fingir que perdoou
Tentar ficar amigos sem rancor"
 
a)Responda no caderno:que informação é essa?
b)Em sua opinião, é possível "ficar amigos sem rancor" depois que o amor acaba? Justifique.

2.No texto, o motivo do rompimento não é dito claramente.
a) O texto fornece alguma pista a respeito desse motivo? Qual? Que motivo seria esse?
Registre suas opniões.
b) Responde no caderno: por que o motivo do rompimento não é revelado? Afinal, interessa ao poeta falar de quê?

Gramática no texto:
1.Retire do Texto todos os substantivos.
2. Qual o substantivo composto do texto?



                         Português para todos
                         7ª Série/Ernani Terra/Floriana Cavallete
                          São Paulo Scipione
 
 
 
 

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Atividades de Língua Portuguesa para a turma do 8º ano da EMEF.:”Dep. José Medeiros” São Brás- AL




Responda:
1. O que é Substantivo?

2. Retire das frases abaixo os substantivos.
a) A meninada toda veio para a cozinha e rodeou a mãe.
b) Papai me falou que o homem  tem tudo o que a natureza tem: água, pedra, árvore, sangue, carne.
3.Copie completando os espaços com os substantivos que você achar convenientes:
a) Estava o________________a beber num___________ quando apareceu um_______________.
b) Quando _________ desceu do ___________,o__________ já estava esperando no_____________________.
4. Construa frases em que apareçam os seguintes substantivos:
a) bola-campo- torcida
b) música- disco- casa
c) livro- autor- história
d) briga – rua – meninos
 e) bilhete – amor – aula
5. Copie o trecho seguinte escrevendo com letras maiúsculas os nomes de pessoas:
 Nós somos cinco:fábio,adriana,pedro,paulo,eduardo,lavínia.Eu  sou o quarto da lista.Me chamo Eduardo.É bom você saber  meu nome, porque nesta história vai entrar tanta criança que dá pra fundir a cuca de qualquer um.Toda vez que você ouvir  falar em Eduardo,já sabe sou eu.Ás vezes me chamam edu.



5.Dê o Coletivo de:
aglomeração:                                                  arquipélago:
alcateia:                                                           álbum:
 arvoredo:                                                        banda:
bando:                                                             boiada:
cáfila:                                                              catálogo:
código:                                                            colmeia:
elenco:                                                             enxame:
esquadra:                                                         esquadrilha: 
museu:                                                             ninhada:
rebanho:                                                           réstia
século:                                                              time:
tribo:                                                                 turma:

6.Classifique os substantivos abaixo como concreto ou abstrato:

Mesa- ódio -pai- futebol- pobreza- banana- pássaro- proibição- amor- saudades
Jardim- felicidade- coragem- professor- líquido.

7. Cite dois dias da semana que sejam substantivo simples.

8. Cite cinco dias da semana que sejam substantivo composto.   

9. Classifique os substantivos como simples ou compostos:

Máquina/peixaria/passatempo/ para-lama/ fósforos/ pé -de- moleque/ vaivém/ comida/ caixa/ cachorro-quente/ livraria/ bate-papo.

10. Dê um substantivo derivado das seguintes palavras:

Peixe- máquina- belo- chuva- flor- piano- canto- desenho- ferro- sino- folha- letra.
11. Com as palavras abaixo forme substantivos abstratos:

Bom, tolo, frio, justo, simples, nobre, necessário, rico, rápido, pobre, mau, fiel, antigo,
Manso, feliz, veloz, caridoso, humano, cruel,  amigo, esperto.




Obs.: podem fazer essa atividade em dupla porém cada um tem que ter no caderno e se quiserem podem imprimir desde que guardem em uma pasta as folhas.  Professor T.C.