
 | |  |

|
|
Se de noite, olhares para o céu sem nuvens, podes observar que o grande espaço da abóbada celeste parece salpicada de pontos luminosos: uns pequenos, outros grandes, uns dispersos, outros agrupados - são os astros, que se encontram a milhares de quilómetros de distância da Terra.
Também podes encontrar o ponto na areia da praia, nas sardas do rosto de uma pessoa, ...
Em EVT o ponto atua como forma e desenvolve-se numa superfície limitada a que damos o nome de
Campo Visual.
| |
|

Campo Visual - Superfície limitada em que as formas se desenvolvem. |

Quando no campo visual não existem formas, dizemos que é um campo vazio. | |
| Observa com atenção, os diferentes aspetos que o ponto pode tomar dentro do campo visual. | |
| Quanto ao aspeto gráfico os pontos podem estar dispostos: | |
|

Ao acaso |

Ordenados | |
| Quanto ao número de pontos que uma superfície contém, podem considerar-se: | |
|

Dispersos |

Concentrados | |
| 
Saturados | |
 | |  |
|
| |
 | |  |
| 
| |
| Desde os tempos pré-históricos que o homem tem observado a linha e se serviu dela para transmitir as suas mensagens.
As pinturas rupestres, as figuras gravadas na rocha, os gravados em utensílios de cerâmica, comprovam a sua aplicação desde há muitos, muitos anos atrás.
Mesmo tu... usas nos teus trabalhos a linha, quando fazes um desenho e até mesmo na escrita (sucessão de traços e linhas). |  Lascaux | |
|
Se fizeres um ponto com o bico do lápis sobre um papel e o deslocares, obténs uma linha.
Ao observares o meio envolvente poderás descobrir linhas quer na natureza, quer em realizações humanas: | |
| - os nossos cabelos parecem linhas;
- um avião a jacto que cruza o céu, deixa um rasto de fumo que parece uma linha;
- os carris de ferro por onde os comboios se deslocam, são linhas;
- na praia, ao olhares para o mar, vês a linha do horizonte. |
 | |
|
 | |
|
Experimenta com uma corda, formas que essa corda possa adquirir.
|
Uma corda esticada é uma linha recta. | |
|  |  | |
|
Em tudo o que te rodeia poderás encontrar linhas de vários tipos, tais como: | |
|
 | |
|
Poderás ainda descobrir uma infinidade de linhas em que, provavelmente, nunca reparaste e que se podem assemelhar a estes tipos: | |
|
 |
 |
 |
 | |
|
 |
 |
 |
 | |
|
 |
 |
 |
 | |
|
 |
 |
 |
 | |
|
 |
 |
 |
 | |
|
 |
 |
 |
 | |
|
Em suma, a linha é um meio de representação elementar. Como pudeste observar, a natureza da linha pode conferir-lhe aspetos diferentes: | |
|
confortável, suave, simpática
 |
agressiva
 | |
sensação de ritmo ou movimento
 |
|
as linhas podem ainda sugerir matéria
 | |
|
e também volume

| |
 | |  |
|
| |
 | |  |
| Eis alguns exemplos de trabalhos com o PONTO e a LINHA, utilizando caneta de feltro preta:
(Trabalhos de Luis Ruivo) | |
|
 Castelo de Aljezur - ponto |
 Castelo de Aljezur - linha | |
|
 Moinho de Aljezur - imagem original |
 Moinho de Aljezur - ponto | |
|
 Moinho de Aljezur - linha | |
|
 Igreja Matriz de Aljezur - linha |
 Igreja Matriz de Aljezur - método de simplificação através da linha | |
|
(Trabalhos de Sílvia Viola) | |
|
 ponto |
 ponto (saturação) |
 linha |
 positivo | |
|
 negativo |
 linha | |
 | |  |
 | |  |
| O Ponto na Arte | |
|
 Seurat | |
|
 |  Miró | |
| Seurat |
| |
|  Klee |  | |
| | Kandinsky | |
 | |  |
 | |  |
| A Linha na Arte | |
|
 Picasso | |
|  Fernand Léger |
 Fernand Legér | |
|  |
 Munch | |
| Klee | | |
|  Van Gogh |  Picasso | |
 Van Gogh |  |
| | Vieira da Silva | |
|
 Vieira da Silva | |
 | |  |
o ponto | a linha | trabalhos | o ponto na arte | a linha na arte
home | e-mail | livro de visitas
Produzido por © 2007 Todos os direitos reservados
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário